Roda de Leitura

Contação de História

A Roda de História possibilita às crianças não apenas o contato com o ato de ler, mas a descoberta do prazer que há na leitura. Por meio das histórias, contextualizam-se assuntos que serão discutidos em sala e, quanto mais se ampliarem estes assuntos para outras áreas do conhecimento, mais significativa se tornará a aprendizagem de nossas crianças. Além disso, com os livros apresentados na roda de história, consegue-se colocar as crianças em contato com diferentes gêneros textuais e atiçar a sua curiosidade e o desejo por aprender a ler.

É um momento em que a fantasia se torna real e que as crianças mergulham no mundo imaginário, ampliam repertório e permitem que seus conhecimentos prévios sejam trocados com os colegas. Compartilhar esta vivência com vocês, pais, é muito importante pois toda a prática de leitura potencializa a capacidade que as crianças têm de ler antes mesmo de serem alfabetizadas.