Palestra Socorro meu filho virou adolescente

Palestra com psicóloga e psicanalista Elizandra Souza - Tema: Socorro meu filho virou adolescente

No dia 12 de março (4ª feira) tivemos a presença em nossa escola da psicóloga e psicanalista Elizandra Souza , para uma palestra aos pais com a temática sobre "adolescência".

Foram momentos em que os pais compartilharam suas preocupações em relação aos erros ou acertos na educação dos seus filhos e puderam ter esclarecimentos e trocas importantes com outros pais.

Um dos pais nos prestigiou com a sua opinião sobre a palestra:

- Gostaria de manifestar minha satisfação com o convite para participar da palestra sobre os adolescentes, proporcionada pelo Colégio Cantareira. Como pais presentes na vida dos nossos filhos, eu e minha esposa sempre buscamos informações atualizadas sobre a conduta das crianças e adolescentes, objetivando aplicar as melhores praticas em nosso convívio diário.
No entanto, algumas práticas denominadas como modernas estão enfraquecendo o que podemos chamar de pátrio-poder, antes exercido pela figura do pai. Hoje a autoridade é de ambos, pai e mãe e a nomenclatura para o exercício do poder sobre os filhos mudou para poder familiar. Infelizmente, a grande maioria das famílias é constituída por mães com filhos e não pela formação completa de pai, mãe e filhos - sem qualquer discriminação por minha parte.
Esse é o principal motivo para a mudança de nomenclatura, pois o poder é exercido por quem tem o controle da situação, podendo ser somente o pai, somente a mãe, ambos, ou ainda, a figura do responsável legal, podendo ser os avós, os tios, ou quem a justiça determinar.
Por vezes temos a formação completa e no meio do percurso, por motivos alheios à vontade dos pais, ocorre à separação e desunião que também contribuem para as estatísticas de famílias lideradas somente por uma pessoa.
Vale lembrar que a figura dos pais que assumem as suas famílias, resguardadas as condições sociais e culturais intrínsecas a cada caso em especial, estão cada vez mais conquistando o papel duplo de cuidar dos filhos e da casa e também trabalhar para prover o sustento da casa no lugar das mães.
Além das figuras expostas anteriormente, não podemos esquecer da figura da família homoafetiva, a qual está apta para participar de processos de adoção e que contribuem para uma nova relação de poder, pois temos a formação da autoridade por dois homens, ou duas mulheres, não sendo coerente que a expressão permita somente a figura do pai - homem.
O tema é delicado de ser tratado por nós, adultos, imaginem isso na cabecinha dos adolescentes. A palestra foi elucidativa também em relação a isso, pois a Dra. Elisandra expôs com muita propriedade que nós, pais, precisamos saber impor nosso conhecimento e nossa autoridade nos momentos certos e, de alguma forma, demonstrar aos nossos filhos que temos mais conhecimento da vida do que eles - difícil tarefa, haja vista eles se autodenominarem os sabidões - e, com isso, nortear decisões que nesta fase ocorre conforme o instinto.
Em particular, percebi que a minha rigidez como pai, reflexo da minha infância com o meu pai, cuja educação foi transmitida nestes moldes pelo meu avô, aplicada de forma moderada é benéfica aos meus filhos. As professoras dos meus filhos conhecem-me e sabem que sou duro com eles, exijo resultados, porém sou presente, seja nos compromissos escolares, compromissos familiares e no lazer em tempo livre.
Derradeiro e não menos importante, posso afirmar que aprendi bastante com as dicas da palestrante e que os assuntos em casa passaram a ser conduzidos com bastante fluidez a partir do dia do encontro no Cantareira. Mais uma vez obrigado pela oportunidade e contem conosco sempre na participação de compromissos com foco no desenvolvimento das crianças, ou melhor, dos adolescentes.

Autor: Antonio Everton de Souza Junior.