Os caminhos da água - 1º Ano

No contexto da crise hídrica o corpo docente do Colégio Cantareira pensou em algumas possibilidades de como sensibilizar nossos alunos sobre os caminhos que a água percorre até que chegue às nossas torneiras.

Assim, nasceu a proposta de desenvolver uma sequência didática com as 1ª séries do Ensino Médio que tivesse como ponto de partida a pesquisa bibliográfica para levantamento de informações acerca do processo de ocupação do entorno da Cantareira e a pressão demográfica sobre os seus recursos naturais. Em seguida, um estudo do meio ao Núcleo Engordador (Parque Estadual da Cantareira) que possibilitou o diálogo com a realidade, utilizando para tanto informações e conhecimentos construídos coletivamente no processo anterior.

Este momento foi de suma importância para o desenvolvimento do olhar atento e sensível das experiências vividas, para as intervenções realizadas pelos próprios alunos e suas tentativas de compreender aquela paisagem, que não era só da Geografia ou Biologia, mas também da Sociologia, da História, da Física, da Educação Física e de tantas outras que nos ajudam a compreender o mundo na sua totalidade. Professora Michele (Geografia)