Espaço Verde, Nosso Quintal.

Em um ambiente externo, os alunos de Ed. Infantil investigam e conhecem a natureza, se exercitam e trabalham de forma cooperativa.

Ao ampliarmos as possibilidades de exploração dos espaços externos da escola proporcionamos aos educandos as mais variadas experiências e, neste movimento, surgem novas descobertas sobre o universo que os cerca. Correndo, pulando, brincando, pintando no azulejo, cuidando dos animais, sentindo os aromas naturais, o cheiro de ervas de chás ou mesmo da terra, trabalhamos atividades motoras, hábitos e valores de cuidado relacionados ao ambiente natural e a elementos que o compõem. Mais tarde, essa consciência estará diretamente relacionada ao espírito de cidadania que exercerão.
TANQUE DE AREIA: O uso deste espaço estimula o faz-de-conta. A areia transforma-se em bolos, castelos, pista para os carrinhos. Durante esta atividade apostamos na diversidade de recursos que ajudam a explorar ainda mais a criatividade, mexer com água nos dias de calor faz que a criança explore e perceba as diferenças entre o manuseio e consistência da areia molhada e seca.
CUIDAR DOS ANIMAIS: Observar animais ajuda a despertar o interesse pela ciência. Por esta e outras razões, temos no Espaço Verde viveiros de bichinhos: galinhas, coelhos, tartarugas, chinchilas, porquinho da índia entre outros, para que por meio da relação de cuidado e observação as crianças vivenciem desde o nascimento de novos membros, à diferença do toque em cada um destes bichos destacamos as diferenças entre os grupos de animais.
Neste convívio, estimulamos o senso de responsabilidade com relação aos cuidados com os animais e proporcionamos essa relação de proximidade e afeto para aqueles que não possuem bichos de estimação em sua casa.
HORTA: Com a horticultura, exploramos o cultivo de diferentes vegetais para que as crianças possam acompanhar e atentar para as mudanças que estes apresentam ao longo da germinação aprofundando estudos sobre a temática na área de Ciências com os alunos de Fundamental. A observação é foco importante deste trabalho: da semente para o broto, do broto para a planta, da planta para a flor, enfim até que cheguemos ao momento final do cultivo com o legume, raiz ou folha que são utilizados em culinárias executadas pelo grupo em nossa cozinha experimental.
Outro foco de nossas observações está nos insetos que cercam a horta, desde as minhocas e sua função na terra, até as abelhas que visitam o espaço com o surgimento das flores.
SALA DE AULA DO LADO DE FORA: Ouvir uma história contada pela professora sob a sombra de uma árvore, acompanhada do canto de passarinhos é uma delícia!
A cada proposta planejada para o grupo verificamos as possibilidades para que estas aconteçam fora da sala de aula. O Espaço Verde nos proporciona uma gama de possibilidades para diversificarmos a apresentação de atividades da rotina. Retirar objetos do espaço interno e transportá-los para fora da sala como ao utilizar a caixa de brinquedos para brincar na grama, fazer uma roda de conversa ao ar livre, transforma a relação com o espaço, traz um novo significado aos objetos, mudando muitas vezes o seu uso convencional.
PINTURAS NO AZULEJO: Para exercitar a capacidade de expressão e colocar o grupo em contato com a linguagem artística, a pintura no azulejo é uma opção muito bacana! Produzir a pintura numa perspectiva diferente da que se tem com o papel sobre a mesa, traz para a criança uma relação intensa com os recursos, e a leva a explorar desde a textura do ladrilho aos diferentes traços produzidos por ferramentas variadas, desde as mais convencionais como pincéis e brochinhas às mais inusitadas como garfinhos plásticos, canudos e outros.
BRINQUEDÃO: No brinquedo de madeira, os desafios e estímulos motores são intensos! Escalar a plataforma de pinos, manter o equilíbrio ao atravessar a ponte, passar pelo túnel... Todos estes movimentos mexem com a imaginação das crianças que embaladas pelo faz de conta se exercitam e aperfeiçoam movimentos complexos de locomoção.

Yara Vieira
Coordenadora de Educação Infantil