Aprendizagem em conexão com a modernidade

Cada vez mais veloz, o mundo vai se transformando e trazendo novidades que, até então nem poderíamos imaginar.

E quantas mudanças nós já não vimos: da estaticidade das pinturas e fotos, aos vídeos em alta definição; dos vinis e CDs para o universo dos MP3; e, claro, do caderno, caneta esferográfica e giz até a dinâmica de imagens, sons e atividades com o apoio de computadores, notebooks e tablets.
Na transformação vista e vivida em nossos dias, as escolas, embora tenham como missão ensinar a trajetória do conhecimento ao longo da História, não pode ficar para trás.

É esse o objetivo do Colégio Cantareira. O espaço oferece laboratórios de informática, salas com equipamento multimídia e, a partir de 2014, terão tablets e lousa digital à disposição dos alunos. Tudo para ampliar as possibilidades de emprego da Tecnologia da Informação a serviço da aprendizagem de crianças e adolescentes.

Entre as ferramentas de apoio disponíveis, está nosso site, que traz maior iteração para os alunos e suas famílias, com agenda online (incluindo tarefas, trabalhos e anotação de ocorrências), além de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com aulas especialmente preparadas pelos professores e conteúdo informativo e formativo.

Com a presença da informática e do mundo virtual no dia a dia da escola, os educandos vêm trabalhando com maior satisfação: apresentações para seminários, animações em variados aplicativos, pesquisa rápida para tirar uma dúvida ou satisfazer um interesse nos próprios celulares, filmagens e outros.
Nessa perspectiva, entre outros projetos, o Colégio Cantareira oferecerá, no próximo ano, ambiente bilíngue para crianças de Educação Infantil e 1º Ano que estiverem no período integral. Para complementar o contato dos pequenos com o inglês, as estruturas da sala de inglês, laboratório de informática, cozinha experimental e ateliê de arte trarão atividades para promover três tarde de imersão total na língua estrangeira. Assim, a aquisição do segundo idioma se dará na espontaneidade de seu uso.

Na outra ponta, um novo Ensino Médio, em horário semi-integral, será iniciado. Durante as manhãs e uma tarde por semana, os alunos desenvolverão as disciplinas optativas que compões o Currículo Aprofundado. Com isso, a ideia é apoiar a construção de um repertório mais vasto e variado para os estudantes, preparando-os para enfrentar os exames que se apresentarem em sua jornada e também para iniciar um curso superior com leitura e escrita competentes.
Tudo isso ocorre dentro de uma edificação especialmente projetada, com todos os ambientes necessários para a boa condução das práticas pedagógicas: salas de aula equipadas com multimídia, biblioteca, duas quadras, ginásio, piscina, laboratório multidisciplinar de ciências, dois laboratórios de Informática, cozinha experimental, ateliê de Arte, sala de música, de judô, de balé e auditório. Nas cantinas, lanches e refeições produzidos dentro de rígido rigor nutricional estão à disposição dos jovens.