A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil e 1.º ano

No início da vida, a criança já começa a adquirir conhecimentos do mundo em que vive através dos muitos estímulos tão importantes desde os primeiros meses de vida. As pessoas que a cercam, cuidam dela, interagem e brincam com ela são fundamentais neste processo, conduzindo-a, a partir do vínculo que se cria e das interações, ao início da constituição de seu papel no mundo.
O cérebro do bebê cria conexões entre os neurônios (as sinapses), detonadas por estímulos constantes e repetidamente, que lhe fazem desenvolver com maior facilidade a linguagem, tanto falada quanto corporal, além do ajustamento social para o desenvolvimento de outras habilidades futuras. A leitura, a conversa, a música, o toque, o abraço, os estímulos de tato e de olfato, além das brincadeiras, são formas seguras e intencionais que garantem que tais conexões aconteçam no cérebro dos bebês e este é o papel de quem convive com eles, educadores e familiares.
Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo acontece quando a criança assimila conhecimentos através de interações e estímulos e os acomoda, fazendo uso do que aprendeu em outras situações, resolvendo conflitos ou, até mesmo, em sua atuação no convívio com outras crianças.
Para Vygotsky, um grande teórico no qual nos apoiamos, é preciso que o educador crie uma zona de desenvolvimento proximal, ou seja, planeje situações de trabalho em parceria a partir do que cada um sabe e de como pode contribuir para a aprendizagem do outro. Desta forma, a criança adquire novos conhecimentos com a ajuda do outro, seja um adulto, seja uma criança.
As situações de jogos e as brincadeiras são atividades significativas em que a criança aprende de forma lúdica.
Tais conhecimentos são desenvolvidos por meio dos jogos de exercício (0 a 2 anos), como em cantigas para os bebês, jogos simbólicos (2 a 4 anos), nos cantinhos em que cada criança representa papéis, cria personagens, dá opiniões e argumenta, ou o jogo de regras (4 a 6 anos) em que aprende a lidar com a perda e com as frustrações. Desta forma, as brincadeiras coletivas oportunizam às crianças interagir e aprender com o outro, resolver conflitos, perceber-se enquanto pessoa e ir construindo sua identidade. Por isso, os jogos e as brincadeiras devem ser pensados com atenção e planejados com intencionalidade pedagógica a fim de que se alcancem os objetivos desejados.
O ato de brincar faz que a criança desenvolva a imaginação, a atenção e a memória, bem como a linguagem, através de argumentos e troca de ideias, além de favorecer a socialização, aspectos tão importantes da primeira infância.
Vamos brincar?

(Texto produzido pela professora Luciana Silva - 1º ano)