1ª Feira de Troca de Brinquedos

A primeira edição de nossa Feira de Brinquedos aconteceu no último sábado, 11 de outubro. O movimento se iniciou dez dias antes da data quando solicitamos às famílias que nos enviassem brinquedos em bom estado que gerariam troca por uma moeda criada pelo colégio para este evento, o cântaro.

As crianças vieram com seus cântaros para gastá-los na aquisição dos brinquedos trazidos pelos colegas.

Além das compras dos alunos, tivemos famílias que gastaram seus cântaros em prol de crianças necessitadas, deixando na própria escola os brinquedos para que encaminhemos a uma instituição com aqueles que não foram vendidos no sábado.

Também, uma mãe que trabalha em creche pública aproveitou os cântaros que as doações de seus filhos geraram e, além de contemplá-los com suas compras, levou um número grande de brinquedos para as crianças de seu trabalho.

É essa teia de solidariedade que um evento como esse promove, ao lado das experiências de desprendimento e de empreendedorismo, que é nosso objetivo.

Fizemos uma pequena entrevista com uma mãe. Veja a opinião da Daniela Shirley Vacirca, mãe do nosso querido aluno Alexis do 5º ano C, sobre esta troca:

1- Colégio Cantareira: Mediante o consumismo atual, como você vê esta feira dos brinquedos?
Daniela: É uma iniciativa muito bacana para as crianças de hoje que têm essa gama de brinquedos tão grande disponíveis perceberem a importância de enfrentar o consumismo excessivo.
2- CC: Como você acha que as crianças, inclusive seu filho, perceberam isso: poder trocar com outras crianças aquilo que não mais lhe serve ou interessa?
D: Com a troca elas podem perceber que aquele brinquedo que elas não querem mais pode ser como um brinquedo "novo" para seu colega.