I Semana Literária -

I SEMANA LITERÁRIA

Como abertura de nossa I SEMANA LITERÁRIA - ATRAVÉS DA LITERATURA UNIVERSAL, teremos um encontro com o autor de literatura brasileira João Batista Melo. Os alunos do 9º ano puderam analisar e apreciar mais de perto uma de suas obras em leitura e discussões realizadas no primeiro semestre sob a orientação do professor Jônatas. Porém, nossos alunos do Ensino Médio que participam das aulas de OFICINA DE AUTORES que compõem o currículo aprofundado, juntamente com os demais colegas do Médio poderão nesta 6a. feira, dia 21/08 aprofundarem seus conhecimentos em uma entrevista com este autor mineiro.

João Batista Melo, é marcada pela forte influência do cinema, do realismo mágico e, principalmente, pela presença do fantástico, inspirado por outros autores de renome, como J. J. Veiga, Murilo Rubião, Júlio Cortázar, entre outros. Seus textos narram situações que retratam fatos da vida cotidiana do indivíduo, ao se deparar, de forma repentina, com um elemento inexplicável ? fatos surpreendentes e, até mesmo, acontecimentos sobrenaturais.
João Batista Melo nasceu em Belo Horizonte. Publicou o romance Patagônia (Prêmio Cruz e Sousa de Romance) e as coletâneas de contos As baleias de Saguenay (Prêmio Paraná e Prêmio Cidade de Belo Horizonte), O inventor de estrelas (Prêmio Guimarães Rosa), O colecionador de sombras e Um pouco mais de swing. Escreveu também um ensaio sobre cinema infantil, Lanterna Mágica (finalista do Prêmio Jabuti), e dirigiu vários filmes de curta-metragem, que foram selecionados para festivais no Brasil e no exterior. Seu último romance Malditas fronteiras recebeu o prêmio nacional de Belo Horizonte.