ensino médio
Um trimestre, início de uma nova visão de escola

O curriculum estendido apresenta-se, passado um trimestre, como uma grata realidade.

O curriculum estendido apresenta-se, passado um trimestre, como uma grata realidade dentro dos modorrentos currículos das mais variadas escolas, das mais variadas tendências pedagógicas da zona norte.

O salto proposto, e encampado pela maioria dos alunos e pais, é no sentido da qualidade, acima de qualquer imediatismo midiático e de qualquer tendência arcaizante que vê na educação um mero depósito de fórmulas, regras, textos e símbolos a serem decorados e regurgitados em forma de provas, trabalhos (cópias) e exercícios.

Qual salto é, afinal, esse? É um salto no sentido da compreensão, da ciência, da argumentação, da sensibilidade, do conhecimento com significado. Não preparamos para ?a prova?, mas para a deliciosa aventura humana do conhecimento.

Como disse o professor doutor Cláudio Lenz Cesar, em texto recente publicado na Folha de São Paulo de 05/05/14, ?desperdiçamos vida, recursos e cérebros com essa escola maçante e alienada?. O que pretende o professor Cláudio, e é o que estamos trilhando, é que a escola tenha significado, que vá além de necessidades de momento, modas e interesses mesquinhos, que só fazem por apequenar a educação e mal formar os nossos filhos.

A experiência vivida nesses três meses de aulas, com o curriculum formado por quatro matérias escolhidas pelos alunos, dentre dez escolhas, criando a noção de autonomia de horário, tem sido mais que positiva.

Em aulas dialógicas, dinâmicas e com conteúdos que passeiam de forma transversal por entre os conteúdos convencionais do período da manhã e que propõe um diálogo entre as variadas formas de saber tem levado a resultados acima do esperando, levando-se em conta o curto tempo de criação e adaptação ao curso.
Apenas um trimestre e já colhemos frutos em atividades pensadas e processadas enquanto conhecimento, não como ?cai no vestibular?, ?é difícil mesmo, decora? ou ? sempre foi assim? típicos das falas que muitos de nós ouvimos nas escolas.

O conhecimento é tratado como fundamento e a compreensão como a mola para atingi-lo. Estamos construindo uma nova escola, uma nova visão do conhecimento humano, uma nova visão de educação. Estamos ajudando a construir jovens pensantes, em um mundo que carece de compreensão e que cada vez mais radicaliza posições.

Autonomia, conhecimento, compreensão, pensamento lógico-racional, sensibilidade e senso crítico: são alguns dos valores que o curso estendido tem por meta. Mas a meta maior é o ser humano em sua plenitude e a compreensão que o saber é a base de todas as conquistas da humanidade.

Professor Dr. Gerson Donato