ensino médio
O Caso Galinha Chocadeira

A dona Cotinha está chocando seus ovos.

Desde segunda-feira, nossa fazendinha tem uma novidade; A Cotinha está chocando seus ovos e, é claro, que aqui no Colégio Cantareira, esse evento é motivo para muitas descobertas e investigações.
Estudar bichos, pesquisar aspectos como alimentação, habitat, reprodução e características externas, de forma geral, tem se mostrado a forma mais comum de organizar o trabalho realizado com as crianças em ciências naturais. O trabalho com as ciências na escola, desde a educação infantil, cumpre o papel de socialização do saber, uma oportunidade de conhecer o mundo e suas representações de forma mais plural. A curiosidade é uma característica importante das crianças. Mola propulsora para a aprendizagem, importante de ser considerada e tomada como condição na organização das situações propostas.

Tomar como objeto de estudo e investigação uma coisa que pode parecer banal e trivial do dia-a-dia das crianças como alimento, o ovo, possibilita, professor e aluno, analisarem como os seres vivos se formam e se desenvolvem. Cabe ao professor, então, organizar situações investigativas, escutar as crianças, analisar suas falas e ideias, considerando, entre outros aspectos, suas percepções e formas de expressar, procurando buscar a relação das, muitas vezes explicações fantasiosas, com o conteúdo tratado, dispor-se a penetrar na realidade fantástica das crianças. Enfim, criar situações que estimulam a curiosidade, a interatividade, de forma que as crianças possam participar do processo de aprendizado pela observação, pela experimentação e pelo questionamento permanente.
Acompanhem conosco as descobertas de mais esse caso.