ensino médio
Colégio Cantareira | aos paisAos pais
30 anos de carinho e atenção à formação dos alunos

Contribuir para a formação de pessoas críticas e responsáveis, com sólida base cultural, fortes valores humanos e respeito às diferenças entre indivíduos e grupos sociais. Esta é a missão do Colégio Cantareira, um espaço dedicado ao ensino de crianças e adolescentes, que é verdadeira referência para a Zona Norte.
Criada em 1983, com a inauguração da escola Gente Miúda, focada no ensino infantil, o centro de ensino traz experiência e muita atenção para receber alunos de diversas faixas etárias. Atualmente, o colégio oferece, além de educação infantil, os níveis de Fundamental I e II e o ensino Médio. Segundo Regina Márcia Santini Bomfim, diretora e mantenedora da instituição, a escola oferece estrutura completa e atenção individualizada em todos os quesitos. 'Temos dois prédios e queremos dispor aos alunos uma rotina de estudo e lazer. Por isso, contamos com horta, cozinha experimental, teatro, quadra poliesportiva, espaço de recreação, sala de estudo, salas de multimídia, entre outras atividades, comandadas por professores gabaritados', conta.
Outro destaque é o ensino em período integral, voltado para os pequenos do berçário até o quinto ano do ensino fundamental, que segue diretrizes criteriosas, para garantir o máximo de eficiência e qualidade. Para tanto, a escola tem três objetivos principais: Cuidar, Formar e Informar seus alunos.
Na primeira infância, as crianças caminham muito rapidamente ruma à aquisição de uma maior autonomia e, por isso, desde os primeiros passos passam a realizar, cada vez mais, pequenas tarefas sozinhas. ' Durante todo curso da Educação Infantil, estimulamos, orientamos e cuidamos para que a criança não deixe de ser assistida de forma cuidadosa e atenta. Dar espaço para exercitar, também é uma forma de cuidar', aponta Regina.
Depois, é a vez de Formar. Nessa etapa, a ideia é organizar o tempo das crianças, fornecendo atividades e valores para fomentar o aprendizado da criança, inclusive no relacionamento social, com colegas e professores. ' Queremos aproveitar a riqueza das situações geradas no convívio escolar, com o real intuito de formar e explorar todo o potencial transformador contido em cada um de nós', pontua. O objetivo é mesclar ações do dia a dia com descobertas vivenciadas na escola, como as observadas no espaço verde, possibilitando diferentes experiências para educar e valorizar o contato entre os alunos.
Para completar, é preciso Informar. A constituição desse cenário é feita com situações de aprendizagens organizadas, através de duas fortes ferramentas de trabalho: o desenvolvimento de sequências didáticas e projetos. O foco está em trazer para a sala de aula propostas modernas e atuais que estimulem a investigação sobre determinados temas, presentes no cotidiano das crianças.
Para ser vista como ponto de excelência na formação dos jovens, a escola, conta com estrutura moderna e equipe de atendimento atencioso. Afinal de contas, como faz parte da filosofia do colégio, para formar as crianças e adolescentes para o mundo, é preciso proporcionar cuidados para que essa transição se dê de forma tranquila, responsável e solidária.