ensino médio
Colégio Cantareira | aos paisAos pais
PROPOSTA

Nossa proposta pauta-se na união das dimensões: cuidar, formar e informar.

Informar:
No âmbito da informação, nosso currículo se constitui de situações de aprendizagens significativas organizadas através de duas fortes ferramentas de trabalho: o desenvolvimento de sequências didáticas e projetos. Ambas modalidades organizativas são o meio de trazer para a sala de aula propostas que estimulem a investigação sobre determinado tema.
A possibilidade de realizar estudos e debruçar-se sobre um tema de interesse comum ao grupo, dentro das possibilidades de compreensão de cada faixa etária, proporciona ao educando uma vivência de prática investigativa e experimental, o que garante que estabeleçam o máximo de relações entre os conteúdos, para que construam suas hipóteses e sistematizem novos conhecimentos de forma concreta.
Formar:
Muitas ações da nossa rotina englobam os aspectos de formação do educando. Nossa organização de tempo contempla momentos privilegiados para a troca e a construção de vínculos e valores. Situações que abarcam deste o contexto lúdico como a brincadeira em que encaminhamos a interação entre os educandos e a partilha de brinquedos coletivos nos 'cantinhos' (jogo simbólico), até os cuidados e o plantio da horta, o carinho com animais do espaço verde, a preocupação com o uso consciente da água com a iniciativa de produzir recadinhos com orientações de como cuidar melhor deste bem e espalhá-los pelas torneiras da escola. Estes são alguns exemplos da riqueza das situações geradas no convívio escolar quando nela existe o real intuito de formar e explorar todo o potencial transformador contido em cada um de nós.
Cuidar
Na primeira infância as crianças caminham muito rapidamente rumo à aquisição de uma maior autonomia. Desde os primeiros passos passam a realizar, cada vez mais, pequenas tarefas sozinhas.
Durante todo o curso da Educação Infantil, estimulamos, orientamos e cuidamos para que durante estes ensaios rumo a autonomia a criança não deixe de ser assistida de forma cuidadosa e atenta. Dar espaço para exercitar ?novos fazeres? também é também uma forma de cuidar.