ensino médio
Colégio Cantareira | aos paisAos pais
Crescer

A maternidade/paternidade traz um efeito marcante em nossa forma de agir e pensar. Nosso coração e nossa razão funcionam como um imã movido pelos apelos, angústias, frustrações e incertezas que nos tiram o sono ao pensar nos possíveis problemas que podemos resolver ou amenizar a fim de poupar nossos filhos.
Sofremos por antecipação o futuro que ainda não é presente ao invés de planejarmos e trabalharmos para que, na chegada deste, as janelas estejam abertas e acolham os raios de sol que trarão a coerência que aquecerá as nossas almas.
Deixar que os filhos cresçam implica, cada vez mais, em senti-los menos dependentes de nós... mais autônomos, mais seguros, mais felizes pelas conquistas que fazem!
Muitos pais adiam este processo e com isso fragilizam a criança que, insegura, tem receio de enfrentar as situações desconsiderando suas capacidades.
Para as crianças de 5 anos que estão concluindo a primeira etapa de sua vida escolar, o ideal seria iniciarem o Ensino Fundamental compreendendo o quanto é bom crescer, aprender e dar conta de fazer o que antes não conseguiam. E isso, vai desde a autonomia da criança ao usar o banheiro até a fantástica descoberta de se perceber lendo livros que antes eram apenas imagens estampadas nas páginas daquela encadernação que vivia na estante da biblioteca escolar e que a professora lia para ela.
Crescer implica em perceber o outro e saber que a escola é um espaço coletivo e que por mais que o professor tenha um olhar especialmente únicos para cada criança, em muitos momentos, ela não terá todas as atenções da professora e, portanto, precisa que a família e a escola lhe ensinem a conviver e a lidar com a frustração de não ser sempre o centro das atenções.
Crescer implica em respeitar horários porque a rotina não pode esperar aquela criança que chega às 7h30 já atrasada para o início das atividades do 1º ano do Ensino Fundamental, nem tampouco aquelas que chegam às 7h45 ou às 8h quando decisões já foram compartilhadas e tomadas em coletivo neste ínterim e, infelizmente esta criança não participou.
Crescer implica em continuar sorrindo como criança e em brincar todos os dias ainda que a rotina escolar assuma um maior enfoque nas questões pedagógicas.
Crescer implica em perceber que as regras não são aspectos meramente burocráticos, mas são necessárias para organizar a vida de todos dentro da instituição escolar e que, portanto, precisam ser respeitadas pelos educadores, crianças e seus pais.
Para a criança "crescer" é preciso que os pais cresçam e se percebam capazes de perguntar em vez de criticar, de confiar em vez de querer decidir, de sugerir em vez de determinar, de dar a mão em vez de carregar no colo, de olhar para o lado e enxergar a escola como parceira!

Cristine Mangolim
Coordenação Pedagógica