ensino médio
Colégio Cantareira | aos paisAos pais
Quanta coisa eles aprendem

'Em nenhuma outra fase da vida as crianças se desenvolvem tão rapidamente quanto até os primeiros 3 anos' (Anderson Moço, Revista Nova Escola)

Identidade e autonomia
O bebê nasce em uma situação de total dependência e, pouco a pouco, necessita se tornar autônomo. 'Enquanto adquirem condições para realizar ações, as crianças começam, a saber, as consequências de suas escolhas'. Autonomia e identidade se desenvolvem simultaneamente e, mesmo num ambiente coletivo, é preciso dar atenção individualizada à criança.

Leitura e escrita
É um adulto leitor que mostra às crianças o significado da escrita que está nos livros. Ao escutar uma história as turmas entram na narrativa e compartilham as sensações dos pensamentos. ' É hora de ampliar o repertório e dar maior organização ao pensamento'.

Linguagem oral e comunicação
Dentro deste eixo são trabalhadas questões relativas aos meios de expressão. As crianças que vivem num ambiente rico de interações aprendem a demonstrar desejos, sentimentos e necessidades. O processo se inicia com gestos e balbucios e se intensifica nas situações coletivas. O mesmo ocorre com a escrita: para atribuir sentido a essa prática, os pequenos têm de tomar contato com ela.

Até os 3 anos
Quando o bebê se expressa com gritos ou gestos, ele tem uma intenção. 'Mesmo os que têm pouco vocabulário ou que ainda não falam com desenvoltura estão participando da atividade comunitária de forma competente e correta'. Para que a linguagem oral se desenvolva, cabe ao professor e educador reconhecer a intenção comunicativa dos gestos e balbucios do bebê, respondendo a ele, e promover a intenção do grupo.

Após os 3 anos
No início da pré-escola, coloca-se um importante desafio em linguagem oral: não apenas falar, mas antecipar e planejar o que quer dizer.'Para que isso aconteça, ou seja, para que a oralidade seja usada cada vez mais e de melhor forma, é preciso trabalha-la diariamente com base em diferentes termos, contextos e interlocutores.'