ensino médio
Colégio Cantareira | aos paisAos pais
Curso Integral na Educação Infantil

Oferecemos curso Integral - Intermediário para crianças da educação infantil.

A Maioria dos pais de hoje trabalha em média 8 horas diárias e se preocupa em proporcionar um ambiente adequado ao desenvolvimento saudável de seus filhos enquanto estão fora de casa, pois conhecem a importância de cuidar dos aspectos: emocional, afetivo, cognitivo e físico da criança.
O Colégio Cantareira mostrando-se sensível a essa necessidade, atende a estas famílias através do curso Integral - Intermediário que abrange a permanência da criança na escola para além das 4 horas em que as atividades didático-pedagógicas acontecem.
Para suprir as necessidades deste grupo de forma global nosso trabalho com as turmas do período Integral se organiza em dimensões que configuram nossa intencionalidade formativa, cuidadora e informativa. Na união destas três dimensões em que se organizam nossas ações baseia-se nossa pedagogia.
DIMENSÃO FORMATIVA - nela, ensinamos as regras de convivência, desenvolvemos os hábitos de higiene, estimulamos a criação de rotinas que dão segurança à criança.
DIMENSÃO CUIDADORA- Trata-se da observação do bem estar físico e emocional do educando. Acontece o tempo todo no acompanhamento às refeições, no incentivo a desenvolver novos paladares e a criar autonomia no uso dos talheres, observando suas habilidades de mastigação e deglutição.
Toda mudança de comportamento que possa apontar para um mal estar, é prontamente observada e comunicada à família.
DIMENSSÃO INFORMATIVA: O repertório cultural oferecido aos alunos do grupo Integral, cantigas, contos, curiosidades científicas, representam aquilo que as crianças de antigamente aprendiam no quintal, na rua e que surgiram como referências para a vida toda. Nessa mesma vertente, a escola promove momentos de jogos simbólicos que são brincadeiras de faz-de-conta, com sucata, brinquedos simples, imitando atitudes dos adultos.

Yara Vieira
Coordenadora de educação infantil